Uma infraestrutura de redes pode ser compreendida como o conjunto de dispositivos e sistemas utilizados para manter os equipamentos de TI do negócio conectados. Ela auxilia profissionais a trocar dados entre si e com a web com agilidade, precisão e segurança.
Para isso, a infraestrutura de rede pode envolver apenas os dispositivos de uma pequena área (local) ou múltiplos locais, em nível metropolitano ou mesmo regional.
Nos casos em que a distância entre os dispositivos é muito ampla, há uma série de estratégias para se evitar que os dados sejam capturados nos processos de envio e recebimento de informações. Assim, a companhia consegue se manter integrada e livre de ameaças.
Atualmente, uma infraestrutura de rede de qualidade tem um papel-chave para qualquer empresa que pretende se manter competitiva. Afinal, aplicações de Big Data, o uso do smartphone como ferramenta de trabalho e as soluções de cloud computing aumentaram a dependência do negócio em relação às suas conexões de rede.
Assim, com uma boa infraestrutura, a companhia pode acessar mais serviços e estabelecer uma rotina em que dados são compartilhados para agregar valor aos produtos do negócio, sempre que necessário.
Também poderá utilizar aplicações que fazem um uso intensivo da rede, sem medo de quedas de performance ou interrupções que impeçam os profissionais de atingir suas metas. Além disso, as soluções do empreendimento serão mais flexíveis e ágeis, como um todo, garantindo mais competitividade para toda a empresa.